Evento esportivo e social volta a impactar positivamente a economia e o turismo de São Carlos e região
São Carlos, SP – Depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia, a cidade de São Carlos, localizada a 210 km da capital paulista, comemora a volta do Campeonato Aberto do Damha Golf Club, de 15 a 17 de setembro, em sua 14ª edição. Mais do que uma grande competição esportiva, o Aberto do Damha é um evento social importante e de destaque para a cidade, com concorridas festas Open Bar e Open Food e cinco shows de música ao vivo, concentrados em três dias de evento. Somados os impactos na economia e no turismo da cidade, o Aberto do Damha deve movimentar mais de R$ 3 milhões, segundo cálculo dos organizadores, podendo superar as edições pré-pandemia.
Além do valor em patrocínios diretos, produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras, o Aberto do Damha movimentará centenas de golfistas, convidados, patrocinadores e apoiadores, que ficarão durante pelo menos quatro dias na cidade, exclusivamente para o evento. A maioria dos competidores e convidados é composta por empresários, executivos e profissionais liberais de sucesso, um público que deve ocupar grande parte da rede hoteleira do município. Mesmo para um município que tem o 28º maior IDH do Brasil, de acordo com os dados do IDHM do PNUD Brasil de 2010, esse é um impacto mais do que importante para a cidade.
Indústria do Turismo – Não é por acaso que os golfistas são um público especial para a Indústria do Turismo. Afinal, eles gastam, numa média mundial, US$ 350 (R$ 1,7 mil) por pessoa, por dia de viagem, o triplo de um turista comum -, e permanecem no destino o dobro do tempo do que os demais, segundo o Golf 20/20 – 2016 Golf Economy Report, o maior estudo já feito sobre o tema. Esse relatório serve de base, entre outros, para os planejamentos da IAGTO (International Association of Golf Tour Operators), e das suas empresas afiliadas, entre elas diversas do Brasil.
O golfe tem hoje mais de 100 milhões de praticantes em todo o mundo, segundo a NGF (National Golf Fundation), dos EUA, a instituição mais respeitada do setor, o que explica em parte o sucesso de sua volta aos Jogos Olímpicos, a partir do Rio 2016, e o impacto que isso vem tendo no crescimento do esporte no País. Existem mais de 38 mil campos de golfe no mundo. Só nos EUA o golfe emprega direta ou indiretamente 1,98 milhão de pessoas e movimenta US$ 55,6 bilhões por ano. No Brasil, onde o esporte cresce em ritmo acentuado, segundo a Confederação Brasileira de Golfe, já existem 25 mil praticantes e 120 campos de golfe, entre eles o do Damha Golf Club, de padrão internacional e mais de uma vez eleito pela mídia especializada entre os melhores do Brasil e da América Latina.
Honda – O Aberto do Damha, que tem a chancela da Federação Paulista de Golfe, responsável pela metade do esporte no Brasil, tanto em número de jogadores como de campos para a prática do esporte, vai reunir golfistas de oito estados brasileiros (SP, RS, PR, MG, RJ, MS, GO e AM) e do Distrito Federal, contando com a parceria de 34 empresas, com destaque para a Honda, que além de patrocinador máster detêm os naming rights do evento. “O apoio ao esporte compõe uma estratégia mundial de atuação da Honda, que marcou ou marca presença nas principais competições do esporte a motor, como a Fórmula 1, Fórmula Indy e Mundial de MotoGP, e também no golfe”, conta Diego Fernandes, Diretor Comercial Honda Automóveis.
“O Aberto do Damha é um torneio muito especial para nós, dada a proximidade da nossa fábrica em Itirapina, o que possibilita um relacionamento próximo com iniciativas da região em que atuamos”, explica Fernandes, lembrando que o golfe é parte importante da estratégia da marca no patrocínio de esportes. “Nos EUA, por exemplo, a marca patrocina há 40 anos o Honda Classic, um dos principais eventos do PGA Tour, o maior e mais bem pago circuito profissional de golfe do mundo”, conta Fernandes. “No Brasil, a marca atua no golfe desde a chegada ao país e se consolidou com a série Honda Open, que engloba os principais torneios do Estado de São Paulo, como esse do Damha”.
Empregos e investimentos – Quem também conta com experiência no mercado de golfe é Emiliano Saran, Diretor da Saran Consulting, golfista apaixonado e consultor na organização do Aberto do Damha, clube do qual é sócio. “Um evento como esse é uma benção para a cidade, pela quantidade de empregos diretos e indiretos que gera, e pela oportunidade de interação entre players que, como nós, apostam no relacionamento de qualidade que só o golfe pode propiciar”, diz Saran, que comemora ainda a grande quantidade de golfistas que irão jogar no Aberto do Damha pela primeira vez.
Maria Aires, proprietária da imobiliária de imóveis de alto e médio padrão que leva o seu nome, é também uma das patrocinadoras do Aberto do Damha. Ela vê o evento como um gerador de negócios para todos de seu ramo. “Com a pandemia, as pessoas passaram a procurar espaços maiores para morar e trabalhar e houve um aumento de venda de imóveis como casas em condomínios, a exemplo do Damha Golf Club” diz Maria Aires. “Além do público da região, esse tipo de empreendimento atrai também pessoas de outros estados, que encontraram em São Carlos um mercado pujante e promissor para investimentos”.
Meio Ambiente – Quando se trata de procura por casas em condomínios e amplas áreas verdes, o Parque Eco Esportivo Damha, onde fica o Damha Golf Club, se destaca. Lá existem nove empreendimentos, condomínios residenciais, concentrando esporte, lazer e serviços, com toda a segurança, num só local. E novos projetos vêm sendo estudados pelo Grupo Encalso Damha para expansão e implantação nos próximos anos. O Parque tem 300 mil árvores plantadas e uma área preservada de 3,6 milhões de m², permeada por trilhas ecológicas e represas, além de ciclovias e uma hípica.
O Damha Golf Club faz parte do Grupo Encalso Damha, que está presente no cenário nacional há aproximadamente 60 anos, executando projetos de grande porte no setor de infraestrutura e construção civil pesada, além da atuação em urbanização com loteamentos fechados. O Grupo também integra a Renovias, importante concessionária do Estado de São Paulo e a Rota dos Grãos, concessionária no Estado do Mato Grosso.
Patrocinadores – Entre os principais patrocinadores do Aberto do Damha estão ainda a Barroso Advogados Associados e Nilo & Almeida Advogados Associados, que atuam em áreas complementares, mas que se encontram no golfe, e o Engenho Dom Tápparo, que estará presente no Open Bar com suas cachaças premium e com a cerveja Cabaré Puro Malte, carros chefe da empresa. A Dom Tápparo investe no golfe há tempos, mas só este ano realizou seu primeiro torneio solo, envolvendo amadores e profissionais, em São José do Rio Preto, outro grande polo do golfe no interior paulista.
Entre as empresas que fizeram questão de ligar seu nome ao Aberto do Damha estão ainda Zeiss, Clínica de Aeronaves, 3M Mercearia, 7 Force, Inove Transformadores, Lig Veículos Elétricos, MUUV, Sumaré Leilões e Teedwork. Além de ser destaque na mídia especializada de São Paulo e do Brasil, incluindo o The Golf Brasil, do BandSports, que vai fazer um programa especial sobre o evento, o torneio terá cobertura da EPTV e CBN de São Carlos, seus apoiadores institucionais.